PROFESSOR DA MATEMÁTICA É DESTAQUE NA QUARTA EDIÇÃO DE RANKING INTERNACIONAL

O professor Claudianor de Oliveira Alves, da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está listado mais uma vez no ranking dos principais matemáticos do Brasil e do mundo elaborado pela plataforma Research.com. O professor, é reconhecido por sua contribuição à Matemática, e aparece, mais uma vez, entre os destaques em rankings internacionais de pesquisadores, consolidando sua importância para a Matemática do Nordeste e do Brasil com impacto relevante no cenário internacional.

Nesta 4ª edição do ranking Research.com, o professor ocupa a 5ª  posição nacional e 927ª posição no ranking mundial, com 8.624 citações e 327 publicações. O ranking leva em consideração o D-index – uma métrica que avalia a produtividade e o impacto das publicações científicas. Este ranking reflete o trabalho contínuo do professor Claudianor, que tem sido fundamental na evolução da pesquisa Matemática em nosso país e no exterior.

Em 2023, o professor apareceu no 12º lugar no ranking nacional, com 5.587 citações, como destacado no portal da UFCG. Esse reconhecimento já é uma prova de sua importância na comunidade científica, e sua trajetória de evolução é notável quando comparamos os dados de 2023 com os mais recentes, de 2025. Sua ascensão, com um aumento de mais de 3.000 citações é um reflexo de sua crescente influência e relevância no campo da Matemática, como também serve como exemplo de dedicação e perseverança no fazer científico para as gerações seguintes. Além disso, a conquista também reflete a potencial da UFCG na produção científica de ponta, enquanto uma instituição de porte médio, com recursos reduzidos em comparação a universidades maiores das regiões Sul e Sudeste do país.

Para o professor Claudianor, a sua classificação no Ranking é resultado do seu crescimento e aprendizado por meio das colaborações de todos aqueles que contribuíram em sua trajetória profissional. “Nós somos um somatório de todos os que nos cercam. Não dá pra a gente dizer que a gente não é influenciado desde o nascimento, como também a gente não é influenciado pelo convívio com esposa, filhos e amigos. Então, o sucesso da minha carreira é o sucesso de todos aqueles que fizeram parte dela”, afirma o professor. Para ele, todos os co-autores de seus mais de 300 artigos publicados têm papel fundamental para a sua carreira, sobretudo no esclarecimento e orientação de questões típicas da Matemática para o sucesso de suas publicações. “Uma coisa que não pode faltar é o meu agradecimento a todos aqueles que me ajudaram desde o primeiro ao último artigo que, somados, me ajudaram a ser o que sou. Claudianor, não conseguiu esse destaque no ranking sozinho. Claudianor traz um pouquinho dos meus professores de Graduação, até os professores mais experientes do Pós-Doutorado que contribuíram para eu chegar até aqui”, completou o professor. dois Pós-Doutorados na área pela Unicamp e pela Universidade de São Paulo (USP), ambas em São Paulo/SP, respectivamente.

Sobre Claudianor de Oliveira Alves

Claudianor é natural de Campina Grande e frequentou escolas públicas na cidade na época em que sonhava em ser engenheiro elétrico. Em vista disso, durante a década de 1980, ingressou em um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a formação de Técnico em Eletricidade enquanto conciliava a rotina de trabalho durante o dia e estudos a noite. Com o passar do tempo, por incentivo da família, terminou optando por prestar o vestibular para a então Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus Campina Grande, para o curso de Matemática.

À medida que os períodos passavam, Claudianor seguiu dedicando-se ao estudo da Matemática, apesar das dificuldades fruto da rotina dura de trabalho e estudo. Eventualmente, participou de projetos de Iniciação Científica como aluno bolsista que, por sua vez, culminaram na criação de raízes na área da Matemática.

No começo dos anos 1990, Claudianor participou do concurso para seleção de professores da UFPB, tornando-se, então, professor da instituição na qual fizera sua formação em Matemática, aos 22 anos da de idade, seguido de um Mestrado e um Doutorado em Matemática pela UnB em Brasília/DF.

No decorrer dos anos, o professor também buscou envolver-se administrativamente com a Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat), além do seu envolvimento com ensino, pesquisa e extensão na área na instituição, passando pelos cargos de Coordenador e Vice coordenador de Graduação, além de Coordenador de Pós-Graduação e Chefe de Departamento na universidade. Além disso, Claudianor também teve a oportunidade de cursar dois Pós-Doutorados na área pela Unicamp e pela Universidade de São Paulo (USP), ambas em São Paulo/SP, respectivamente.

Além do mais, desde o início, o professor também tem se dedicado à produção científica envolvendo-se na publicação de artigos e pesquisas científicas com colaborações tanto de colegas da UAMat da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como de instituições diversas no Brasil e no mundo.

Neste ano, o professor Claudianor Alves completa 34 anos de carreira na UFCG e 30 anos com Doutor em Matemática, com um extenso currículo de contribuições para a área, além de colaborações em importantes grupos de pesquisa.