Pró-Reitoria de Ensino da UFCG divulga encaminhamentos para semestres seguintes

O semestre 2020.3 encontra-se perto do seu encerramento. A Universidade Federal de Campina Grande, inclusive em função de demanda da Câmara Superior de Ensino, tem se debruçado sobre a experiência do Regime Acadêmico Extraordinário, no sentido de sua avaliação e do planejamento para os períodos seguintes.

Três grandes questões se destacam no cenário, para as quais podemos adiantar encaminhamentos precisos:

a) O calendário acadêmico – a PRE divulgou um Calendário para 2020.1, acerca do qual a CSE deverá emitir um posicionamento na próxima Reunião, a ser realizada no dia 01 de dezembro próximo. Os demais (2020.2 e 2021.1) devem ser apresentados após a manifestação do Ministério da Educação acerca do Parecer 15/2020 do Conselho Nacional de Educação.

b) A oferta curricular – a Resolução 06/2020, que instituiu o Semestre 2020.3 sob a forma de um Regime Acadêmico Extraordinário, estabeleceu parâmetros seguros para o que devemos realizar. Em primeiro lugar, cabe comparar as ofertas de 2020.1 (o semestre inicialmente proposto no início do ano de 2020) com o que foi ofertado em 2020.3. A partir daí, poderemos definir a oferta para o novo semestre 2020.1 que estamos construindo. Este processo já se encontra em realização.

c) A forma da oferta curricular – todas as indicações do MEC e do CNE, até o presente momento, são no sentido de que as propostas curriculares para o ano de 2021 devem ser organizadas de forma híbrida. A oferta remota deve ser priorizada, mas cumpre haver um controle de biossegurança permanente, a fim de que seja possível a realização de atividades presenciais.

No sentido do que está registrado acima, informamos à Comunidade Acadêmica que a Pró-Reitoria de Ensino e a Câmara Superior de Ensino estão atuando de forma articulada para que a nossa instituição caminhe com a segurança e com a qualidade formativa que nos caracteriza, mesmo em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo.

Alarcon Agra do Ó
Pró-Reitor de Ensino