Presidente da Finep visita a UFCG para conhecer o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes)
O presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), General Waldemar Barroso, esteve na última quinta-feira, dia 21, visitando a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para conhecer o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), onde será instalado o Centro de Tecnologias de Testes de Dessalinizadores (CTTD), em cooperação com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), ação contida na “Agenda de 100 dias” do governo federal.
O coordenador do Labdes, Kepler França, apresentou as pesquisas desenvolvidas pelo laboratório – em reuso, purificação e dessalinização de águas com grande repercussão social -, e as obras e o sistema operacional do CTTD. Na ocasião, o General e assessores provaram, e aprovaram, águas purificadas por alguns dos sistemas desenvolvidos naquela unidade acadêmica.
A comitiva da Finep, acompanhada do vice-reitor Camilo Farias, também visitou o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio) para conhecer as pesquisas, produtos, ensaios e serviços prestados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Sistema Único de Saúde (SUS), apresentadas pelo coordenador Marcus Vinícius.
No começo da noite, foi recebido pelo reitor Vicemário Simões – que agradeceu a visita e os empreendimentos da financiadora, como também reafirmou o compromisso institucional com o desenvolvimento nacional, ratificando a disponibilidade da academia da UFCG para outras ações. Na ocasião, a comitiva Finep assistiu à apresentação do projeto de cooperação internacional Bingo (Radiotelescópio).
Ao avaliar a visita, o General Barroso disse impressionado com os estudos desenvolvidos pela universidade, a capacidade, entusiasmo e compromisso das equipes de pesquisadores. Afirmando ter visto mais do que imaginava e estar encantado com a competência da academia, ressaltou a expressiva preocupação da UFCG com a sociedade e a qualidade de vida. A comitiva também visitou o Insa e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
(Ascom UFCG)