Prazo prorrogado para Chamada de créditos da AWS

Chamada CNPq/AWS Nº 032/2019 – Acesso às Plataformas de Computação em Nuvem da AWS (Cloud Credits for Research), que visa oferecer a pesquisadores brasileiros a oportunidade de utilizar créditos promocionais da AWS, teve prazo de submissão prorrogado para 15 de março.

A iniciativa é fruto do entre assinado acordo as duas instituições, em outubro de 2019 e faz parte do Programa  AWS Cloud Credits for Research, conectando a AWS ao CNPq como parte do compromisso e investimento em educação e desenvolvimento tecnológico que a empresa realiza no país.

A AWS disponibilizou ferramentas para sanar dúvidas por parte dos pesquisadores interessados. Uma delas é um vídeo tutorial sobre como utilizar a Simple Monhtly Calculator, com a sistemática para o cálculo de custos dos serviços a serem solicitados pelos pesquisadores em seus projetos (a Chamada oferece ‘vouchers’ da AWS para que os pesquisadores tenham acesso a serviços de processamento de informações pelas plataformas da Amazon), disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=pAucv_29kzU&feature=emb_logo

Além disso, a AWS possui uma biblioteca de recursos,  com acessos a conteúdos que podem tirar algumas dúvidas dos pesquisadores: Conceitos básicos ou Estimativa de custo

Saiba mais sobre a chamada:

Quem pode participar?

Para apresentar a proposta é preciso:

– Possuir o título de Doutor

– Ser coordenador do projeto

– Ter vínculo com a instituição de execução da proposta

– Ter currículo na Plataforma Lattes atualizado

Como deve ser a proposta?

Os projetos de pesquisa devem seguir as seguintes linhas temáticas:

  1. a) Linha Temática 01 – Tecnologia Aeroespacial;
  2. b) Linha Temática 02 – Energias Renováveis;
  3. c) Linha Temática 03 – Transformação Digital;
  4. d) Linha Temática 04 – Biodiversidade;
  5. e) Linha Temática 05 – Biotecnologia; e
  6. f) Linha Temática 06 – Mineração e Segurança de Barragens.

Além disso, as propostas precisam ser estruturadas no modelo apresentado no anexo da Chamada, descrevendo, entre outros itens, os serviços nas plataformas da AWS e demais serviços virtuais da AWS (disponíveis em https://aws.amazon.com/pt/products/) a serem utilizados no projeto de pesquisa e qual é o valor previsto de acordo com o simulador visto na AWS em https://calculator.s3.amazonaws.com/index.html

Quais benefícios os projetos selecionados receberão?

Os projetos contemplados receberão créditos promocionais da AWS para acesso e utilização das plataformas disponibilizadas na forma de computação em nuvem, incluindo a transmissão, recepção e segurança de dados inerentes aos serviços prestados pela AWS.

Esses créditos serão oferecidos por meio de “Voucher” no limite de US$ 15.000,00 (quinze mil dólares americanos) para cada projeto, a serem utilizados por um período de até 12 meses corridos a partir da data de aprovação do projeto.

Ao todo, a chamada prevê recursos no valor global de US$ 400.000,00 (quatrocentos mil dólares americanos), oriundos do orçamento da AWS.

Até quando a proposta pode ser submetida?

O Prazo para a submissão da Chamada foi prorrogado para o dia 15 de março de 2020.

Como posso ter mais informações?

Para mais informações sobre a Chamada, acesse aqui.

Se ainda houver dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do CNPq, disponível pelo telefone +55 61 3211-4000, das 08:00 às 20:00, por meio do e-mail atendimento@cnpq.br ou do formulário http://cnpq.br/web/guest/central-de-atendimento.

A AWS também dispõe de um canal todas as quintas-feiras, às 14h, com acesso por meio do Amazon Chime usando o link https://chime.aws/7552070333 ou pelos telefones: 4680-2865 ou 0800-8785028

(CNPq)