Pesquisadores da UFCG lançam manual para atenção psicológica nos hospitais

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicaram na Revista Saúde e Ciência online o “Manual de Diretrizes para Atenção Psicológica nos Hospitais em Tempos de Combate ao Covid-19”. O trabalho foi desenvolvido pelas professoras Roseane Sá Serafim e Aline Lima-Nunes, do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em parceria com o ex-aluno da UFCG, Emerson Do Bú, atualmente doutorando em Psicologia Social pela Universidade de Lisboa.

O material foi elaborado com o objetivo de direcionar a atuação do psicólogo em ambiente hospitalar prestada a pessoas afetadas psicologicamente pela pandemia pelo COVID-19, além de propor uma padronização do fluxo assistencial, do processo de trabalho e dos procedimentos psicológicos adotados no ambiente hospitalar, para cuidados com os trabalhadores da saúde, pacientes com diagnósticos distintos ao COVID-19, bem como seus familiares.

O manual está disponível para download gratuito em Português e em Inglês. Acesse https://bit.ly/3bMsxTb

(Ascom UFCG)