PESQUISADORES DA NASA CITAM PROFESSORES DA UFCG EM PESQUISA CIENTÍFICA

O professor Roniere Leite Soares, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP) e o professor Walman Benício, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), receberam uma citação em um artigo científico desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Sistemas Inteligentes (Intelligent Systems Division) e Divisão de Materiais e Estruturas (Materials and Structures Division) da National Aeronautics and Space Administration (NASA) dos Estados Unidos.

O artigo trata de Temperaturas de Transição Martensílicas (TTM) e a importância de desenvolver a capacidade teórica de prever TTMs em função da composição, a fim de fornecer aos experimentalistas as informações necessárias e orientação confiável para pesquisas posteriores. O documento também é uma referência a uma pesquisa realizada pelos professores no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O LaMMEA integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT EIE), que tem por objetivo a composição de uma rede de pesquisa de âmbito nacional voltada ao estudo de sistemas estruturais avançados, incorporando o conceito de materiais e estruturas inteligentes, caracterizando-se por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas.

Confira o artigo publicado através da Plataforma Science Direct (ELSEVIER).