PESQUISADOR DA UFCG DESENVOLVE CATALISADOR PARA OBTER BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE FRITURA
Uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi evidenciada na série de reportagens Bolsista em Destaque, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O autor do trabalho, Adriano Lima, graduado, mestre e doutor em Engenharia de Materiais pela UFCG, desenvolveu um catalisador inovador para obtenção de biodiesel a partir do óleo de fritura usado.
O biodiesel obtido através do processo é menos poluente em comparação com o diesel tradicional derivado do petróleo, o que o torna uma alternativa mais sustentável e ambientalmente amigável, criando oportunidades para a reciclagem de óleo de fritura usado e estimulando o desenvolvimento de uma indústria de biocombustíveis mais sustentável e eficiente.
“Esse catalisador, patenteado como resultado do meu trabalho, representa uma contribuição significativa para a indústria de biocombustíveis. Não apenas abre portas para uma forma mais limpa de energia, mas também ajuda a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, contribuindo assim para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente”, observa o pesquisador.
A tese foi defendida em 2022 no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFCG, sob orientação da professora Dra. Ana Cristina Costa e coorientação da professora Dra. Simoni Margareti Meneghetti.
Atualmente, Adriano Lima é bolsista de Pós-doutorado Júnior (PDJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisador e membro atuante do Laboratório de Síntese de Materiais Cerâmicos (LabSMac) da UFCG e desenvolve pesquisas no âmbito de catalisadores cerâmicos magnéticos e não magnéticos avançados para obtenção de biodiesel.
Para conferir a matéria completa, acesse aqui.
(Ascom UFCG, com dados da Capes)