PB APRESENTA CRESCIMENTO EM INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM RANKING DO INPI
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) que classifica o índice de inovação em pesquisa e tecnologia em todos os estados brasileiros. O top 5 do ranking concentra estados do sul e sudeste do país, com a Paraíba encontrando-se atualmente na 15ª posição (uma evolução com relação ao ranking no período de 2024, no qual o estado se classificou na 17ª posição).
A Paraíba, juntamente com mais outros três estados, se destacaram como os estados com avanço mais
acelerado no IBID ao longo da última década, classificados como “climbers” (escaladores) pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Na faixa intermediária, a Paraíba subiu da 18ª para a 15ª colocação nos últimos 10 anos, com desempenho consistente.
Na região Nordeste (NE), a Paraíba aparece na 4ª posição do ranking, atrás apenas dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Todos os estados do NE superaram o desempenho esperado para seu nível de renda, com exceção do estado de Alagoas. Além disso, os estados do Nordeste demonstraram maior eficiência relativa, com desempenho em resultados acima do que seria esperado a partir dos insumos disponíveis, superando os estados do Norte e Centro-Oeste.
Em entrevista à Agência Brasil no evento Startup Summit, o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, mencionou que a trajetória da última década do IBID demonstra uma “nova geografia da inovação brasileira”.
“A inovação deixou de ser exclusividade dos grandes centros e se espalhou para outras regiões, atraindo investimentos e impulsionando novos negócios. Estamos vendo o avanço do empreendedorismo e o surgimento de polos de startups [empresas com potencial de inovação e grande uso de tecnologia] em todo o Brasil, fortalecendo esse processo de desconcentração produtiva”, comentou.
(Ascom CCT, com dados da Agência Brasil)

