Oportunidade – Bolsa de estudos na Alemanha

O programa Bolsa Chanceler Alemã está com inscrições abertas. Até o próximo dia 15 de setembro, interessados de Brazil, China, India, Russia ou Estados Unidos podem enviar requerimentos de participação. A Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil (German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil), iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), concede aos jovens a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais em cooperação com uma instituição anfitriã da Alemanha.

O programa é válido para diversos setores, como política, economia, mídia, administração e cultura. Para se candidatar, além de um projeto a ser desenvolvidos lá, exige-se que o interessado seja graduado a não mais que 12 anos; além disso, deve ter fluência em inglês ou alemão/ trabalhar em setores como política, economia, administração ou mídias/comunicação; apresentar carta de recomendação de um mentor para a pesquisa (pode ser de instituição de ensino pública ou privada); e ter potencial para liderança.

A ajuda mensal para os aprovados varia de 2.150 a 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e despesas com viagem estão previstos na bolsa. A data de início da bolsa é 1° de outubro de 2018.

Saiba mais:

Informações, dicas e inscrição on-line 

Todos os requisitos no edital da fundação (em inglês) 

Vídeo do jovem Gustavo Franca, bolsista do German Chancellor Fellowship

Dicas para achar uma instituição anfitriã da Alemanha

Datas importantes e processo seletivo 

Apresentação dos bolsistas e seus projetos 

Vídeo em inglês sobre a Bolsa Chanceler Alemã