MAIS DE SEIS MIL PROFESSORES SÃO MESTRES PELO PROFMAT

Criado em 2011, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) já titulou 6.474 professores atuantes em salas de aula na educação básica. A CAPES ressaltou a iniciativa no Dia Nacional da Matemática, 6 de maio. O curso é ofertado em todo o país por uma rede de 106 instituições associadas e hoje conta com 2.670 alunos matriculados.

Dentre os mais de seis mil alunos, 71 alunos formaram-se pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que possui um polo do ProfMat desde o surgimento do programa no país.

Sobre o programa
ProfMat é um dos Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), ações da CAPES que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada stricto sensu de professores ativos, além de apoiar instituições de ensino superior e a rede de associadas. Criado em 2009, o ProEB conta atualmente com 12 programas de pós-graduação em mestrado profissional e está presente em 377 unidades de ensino de todo o Brasil. Ao longo desses 13 anos, a iniciativa já somou cerca de 20 mil matriculados.

Sobre o Dia Nacional da Matemática
O Brasil oficializou o dia 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática com a Lei nº 12.835/2013. A data foi escolhida por ser o aniversário do professor, matemático e escritor Malba Tahan (pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, 1895-1974).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Redação CCS/CAPES/UFCG)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES