III WORKSHOP DE MULHERES NA MATEMÁTICA ACONTECE NESTA SEMANA NA UFCG

Nesta semana acontece o III Workshop de Mulheres na Matemática (WMM) no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento, que está na sua terceira edição presencial, além de contar com uma edição online durante a pandemia da covid-19, tem duração de três dias e é promovido pela UFCG em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O WMM tem como objetivo viabilizar o intercâmbio científico entre estudantes e pesquisadoras da região Nordeste e de outras regiões do Brasil, bem como divulgar as iniciativas e projetos de extensão realizados por professoras e pesquisadoras na Matemática. A ideia é contribuir para uma maior difusão das pesquisas desenvolvidas por mulheres nas mais diversas áreas da Matemática, além de promover a discussão dos mais variados temas relacionados à questão de gênero.

Além de palestras, o evento ainda contou com apresentações culturais e mesas redondas sobre temas de relevância social como maternidade e violência, em busca de proporcionar um espaço de acolhimento para todas as participantes do evento.

Segundo a professora e organizadora do WMM, Dra. Pammella Queiroz da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat), este é o único evento da região Nordeste consolidadamente para tratar de questões de gênero na Matemática. “Aqui a gente trata das questões de gênero envolvendo ensino, pesquisa, violência, maternidade e várias outras questões,” explicou Pammella.

A também organizadora do evento, profª. Dra. Maité Kulesza da UFRPE, menciona a relevância do evento pela preocupação com o papel da mulher na academia, em especial na área de Matemática, uma vez que há menor representatividade feminina nesta área de atuação. “Isso é um problema muito grande pra nossa sociedade, por que temos uma sociedade diversa, então, pra a gente pensar ciência, precisamos pensar a partir de várias perspectivas. Isso vem sendo discutido há um tempo – da importância das meninas nessa área (que tem muita evasão),” afirma Maité. A professora ainda menciona a dificuldade da mulher se manter no mercado de trabalho devido a questões de maternidade, violência de gênero, etc. “O evento vai trabalhar todas essas questões e discutir qual o papel dessa mulher cientista dentro da Matemática. Que tipo de estratégias ela pode ter não apenas para se manter atuante e chegar ao topo da carreira, mas também como manter suas alunas e seus alunos,” completou a professora.

Confira algumas fotos do III Workshop de Mulheres na Matemática na UFCG.