GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UFCG DIVULGA FOLHETO SOBRE MOVIMENTO ABRIL VERDE

Movimento Abril Verde tem como objetivo colocar em pauta o tema da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, com vistas à prevenção e redução do número de acidentes de trabalho.

A escolha do mês de abril deve-se ao fato da ocorrência da celebração do Dia Mundial da Saúde (07/04), além do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que acontece nesta sexta-feira (28/04).

A cor verde escolhida pelo movimento está associada ao âmbito da área da Saúde. Sendo assim, o símbolo do movimento é o laço verde.

Dessa forma, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou, nesta sexta-feira (28/04), um folheto com informações sobre a conscientização da importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Segundo o documento, a Paraíba, no ano de 2022, registou aproximadamente 3,7 mil acidentes de trabalho, com uma morte a cada 19 dias. As informações são do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (MPT, OIT). Já no Brasil, um acidente de trabalho ocorre a cada 52 segundos com um trabalhador morrendo a cada 3,5 horas. Desde 2012 foram registrados 6,8 milhões de acidentes, quase 615 mil apenas no ano de 2022, lembrando que estes dados não incluem subnotificações.

O informativo reforça que estes acidentes poderiam ser evitados com a adequada implementação de medidas preventivas e protetivas nos locais de trabalho e destaca a importância da conscientização sobre a temática e do Movimento Abril Verde para todos – cidadão, entidade ou empresa.

Confira o documento na íntegra a seguir.