Fim das gravações no Google Meet vinculado ao domínio da UFCG

O Serviço de Tecnologia da Informação (STI) comunica que, a partir do dia 10 de janeiro de 2022, as gravações de reuniões no Google Meet não estarão mais disponíveis nas edições gratuitas do Google Workspace, de acordo com a página https://support.google.com/a/answer/7557052?hl=pt-BR.

A UFCG possui credenciamento junto ao Google e utiliza a edição Workspace Education Fundamentals, versão gratuita, para disponibilizar o e-mail institucional a servidores e estudantes, bem como aplicativos incorporados como Drive, Meet, Chat, dentre outros.

Recurso de gravação

Em agosto de 2020, o Google havia anunciado que o recurso de gravação nas edições gratuitas terminaria no final de 2020 e seria substituída por gravações temporárias. No entanto, o recurso de gravação continuou ativo durante o ano de 2021, e a empresa não divulgou se ainda planeja oferecer o recurso de gravações temporárias. Portanto, comunicamos que, caso não ocorra divulgação em contrário pela Google, o recurso de gravação no Google Meet vinculado ao domínio institucional ufcg.edu.br ficará indisponível a partir de 10/01/2022.

Outras alternativas podem ser utilizadas para realizar gravações:

– Utilizar o aplicativo Microsoft Teams (https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/teams) pelo domínio institucional (Exemplo: seuemail@ufcg.edu.br), que permite acesso de até 300 participantes e, além de outros recursos, permite gravações.

– Utilizar aplicativo(s) de gravação de tela. Dessa forma, pode-se utilizar o Google Meet ou outro aplicativo de webconferência, realizar a gravação da tela/áudio do computador e disponibilizar o arquivo pelo Google Drive. Diversos aplicativos gratuitos estão disponíveis a depender do sistema operacional do computador.

Sugestão para Windows e Linux: VokoScreen, disponível em https://linuxecke.volkoh.de/vokoscreen/vokoscreen.html;

Sugestão para macOS: QuickTime Player – https://support.apple.com/pt-br/guide/quicktime-player/qtp97b08e666/10.5/mac/12.0.

Campina Grande, 07 de janeiro de 2022.

Ianna Duarte Kobayashi de Souza
Gestora de Tecnologia da Informação