Ex-secretário do Ministério de Minas e Energia e recém-graduados da UFCG palestram na IV Semana do Petróleo

A IV Semana do Petróleo da UFCG está a todo vapor no Centro De Extensão José Farias Nóbrega, campus sede. O tema desta edição é “Pré-Sal: expansão da fronteira petrolífera brasileira – Desafios e Oportunidades”. Nesta manhã (17/10), três palestras movimentaram o evento. A última delas foi do ex-secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), o engenheiro eletricista Márcio Félix.

Sua palestra teve como tema “Um Pré-Sal de oportunidades nos mares e terras nordestinos”. Ele abordou a riqueza do território brasileiro, incentivando os novos profissionais a investirem na profissão e abrirem seus horizontes. “O Brasil é muito maior que o pré-sal. Ao contrário do que fazem os grandes produtores ao redor do mundo, aqui nós ainda exploramos muito pouco do nosso país. Mas nosso terreno é bastante rico”, comentou.

Antes dele, dois ex-alunos da UFCG também ministraram palestras. O primeiro foi Taderson Neves, graduado em 2016 e hoje gerente de operações da Focus Engenharia. A palestra “Empreendedorismo: explorando em águas ainda mais profundas” contou com um pouco da experiência vivenciada pelo ex-aluno no mercado de trabalho e orientações sobre atributos que uma empresa deve ter para se tornar de excelência.

Em seguida foi a vez do ex-aluno Lucas Mota. Ele foi o primeiro estagiário de Engenharia de Petróleo no MME e atualmente é o coordenador nacional do Programa de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra – REATE 2020, que visa fomentar a exploração e a produção de petróleo e gás natural em terra, com vistas a propiciar o desenvolvimento regional e estimular a competitividade nacional.

A programação da IV Semana do Petróleo continua nesta sexta-feira (18). Ela foi preparada pelo Capítulo Estudantil SPE/UFCG, que organiza o evento. A participação é aberta a todos os interessados no tema.