Ex-diretor do CCT é o novo presidente da CAPES

Fonte: Capes

Com a publicação no Diário Oficial União (DOU) desta sexta-feira (24/1), o professor Benedito Guimarães Aguiar Neto é o 22º nome a assumir a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde a sua criação, em 1951. Professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, foi também coordenador do curso de Engenharia Elétrica e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG de 1997 a 2005.

Aguiar sucederá Anderson Correia, que chegou à presidência da coordenação em fevereiro de 2019. Ele deixa a reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde esteve desde 2011.

Benedito Aguiar vai liderar – juntamente com o Conselho Superior da CAPES e em constante diálogo com a comunidade acadêmica – a Coordenação, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

A CAPES investe na formação de recursos humanos de alto nível no País e exterior, atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica.

Formação
Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado (1977) e mestre em Engenharia Elétrica (1982) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha (1987), e pós-doutor pela University of Washington, nos Estados Unidos (2008).

Trajetória acadêmica
Na UFPB, foi coordenador do Curso de Engenharia Elétrica e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, mesmo cargo ocupado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ainda na UFCG, foi professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação, nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais.

Na Universidade Mackenzie, além de reitor, foi membro dos conselhos Deliberativo e Universitário.

Atuações junto à sociedade civil organizada e ao Estado
Aguiar também foi editor da Revista de Ensino de Engenharia da (ABENGE) e diretor acadêmico. Foi presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, de 2003 a 2005. Foi vice-presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, membro das comissões de Assessoria do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de Especialistas de Engenharia do Ministério da Educação/Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (MEC/Confea), bem como do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.

O novo presidente da CAPES também foi avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), vice-presidente, para o Brasil, da Organização Universitária Interamericana (OUI), e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CONSEA/FIESP).

Prêmios
Durante a sua carreira profissional e acadêmica, Benedito Guimarães Aguiar Neto foi agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa pelo Gordon College (EUA); de Professor Emérito, pela UFPB; de Cidadão Campinense, pela Câmara Municipal de Campina Grande; de Cidadão Paraibano, pela Assembleia Legislativa da Paraíba; e de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, com as medalhas Amigos da Marinha e Exército Brasileiro.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)