EX ALUNO DA UFCG É DESTAQUE INTERNACIONAL EM PROGRAMA DE EMBAIXADORES DA AIRBUS

Um ex-aluno da Universidade Federal de Campina Grande tornou-se uma das caras da Airbus – uma pioneira global na indústria aeroespacial, operando nos setores de aeronaves comerciais, helicópteros, defesa e espaço. Laerte de Araújo Lima estudou na Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM/CCT) e foi escolhido para fazer parte do time internacional de embaixadores da Airbus. Laerte é mestre em Energia e Sustentabilidade pela Universidade de Vigo, na Espanha, e especialista em Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade pela CMI Business School em Madrid, também na Espanha.

A vida e carreira de Laerte são inspiradas pela paixão por processos inovadores, tecnologias de ponta e pioneirismo nos métodos de trabalho. Tudo isso fez com que o então jovem estudante de engenharia criasse um forte vínculo com a UFCG que o impulsionou para sua primeira experiência internacional ao enviá-lo para concluir o seu curso de graduação em Lyon, na França, no começo dos anos 2001.

Laerte é natural de Campina Grande, filho de um casal de Pernambucanos, seu pai professor universitário do Centro de Ciências Agrárias da UFPB em Areia e sua mãe, professora do ensino básico municipal. Entrou para o curso de Engenharia Mecânica da UFCG cheio de sonhos e vontade de produzir – fato que se comprovou ao longo dos anos na participação em estágios e programas de iniciação científica e extensão. Além disso, Laerte sempre teve o sonho de estudar fora do país. Com o auxílio da universidade e, em especial, do professor Carlos José de Araújo, o então estudante pode ingressar em um programa de extensão universitária para realizar seu primeiro intercâmbio acadêmico.

“O professor Carlos – que considero como um amigo – fez uma tutoria e me ajudou muito nesse sonho inicial que era de poder ter uma oportunidade de estudar fora do país. Eu fiz parte da segunda turma daquela época que fez um intercâmbio que existia entre a UFCG e várias universidades francesas”, explicou Laerte enquanto relembrava seus anos de graduação.

Laerte compreendeu que a universidade é um ambiente bem mais amplo do que apenas o ensino da graduação e, consequentemente, conquistou espaços cada vez maiores mediante o seu engajamento com a instituição e com os professores que fizeram parte de sua trajetória. Após a graduação, o engenheiro teve oportunidade de trabalhar na indústria automotiva no Brasil, Estados Unidos e Espanha, chegando então ao cargo de Gerente de Compras Internacionais da Airbus Comercial, na cidade de Toulouse, França.

“Uma coisa que eu sempre notei, levando em conta o tempo que eu vivi e  estudei fora, é o pouco vínculo que existe entre os ex-estudantes e as universidades. Quando fui convidado (para ser uma das “caras” da Airbus) e entrevistado eu fiz questão de deixar em evidência a universidade que eu fiz no Brasil” explicou o engenheiro afirmando a importância da UFCG para a sua carreira.

Hoje, Laerte vive uma nova página em sua vida, ocupando-se do desenvolvimento de projetos de compras competitivos,sustentáveis e inovadores, buscando o mesmo pioneirismo nos processos, ferramentas e métodos que aspirava durante os anos de graduação, reconhecendo a responsabilidade e importância fundamental do papel da universidade pública para o seu crescimento pessoal e profissional. 

A Universidade Federal de Campina Grande celebra mais uma conquista de um de seus milhares de estudantes espalhados pelo mundo.

Para conferir a matéria completa sobre Laerte no site da Airbus acesse aqui ou o seu perfil no Linkedin aqui.