Ex-aluno da UFCG de Engenharia de Petróleo publica artigo no periódico internacional “Annales Geophysicae”

Um ex-aluno da Universidade Federal de Campina Grande acaba de alcançar uma conquista acadêmica internacional: realizou uma publicação no renomado periódico Annales Geophysicae. Joyrles Fernandes de Moraes estudou na Unidade Acadêmica de Engenharia de Petróleo (UAEPetro/CCT), realizando trabalhos científicos também relacionados com a área da Física. Sua publicação internacional foi intitulada “Evaluation of possible corrosion enhancement due to telluric currents: case study of the Bolivia–Brazil pipeline”.

A UFCG celebra a conquista e parabeniza Joyrles. Em texto, professores da instituição contam um pouco como foi a trajetória do aluno.

“Ele tem se destacado desde sempre em atividades acadêmicas. É natural aqui da Paraíba, da zona rural de Conceição, filho de agricultores. Isso nos enche ainda mais de orgulho, sabendo o tamanho das conquistas que vem alcançando”, comemoraram os professores Igo Paulino (UAF) e Rucilana Cabral (UAEPetro), autores do texto abaixo.

TRAJETÓRIA

Joyrles Fernandes de Moraes é natural de Conceição, no Sertão paraibano. Filho de agricultores, o estudante residia na zona rural de uma das regiões mais remotas do Estado, até seguir para Campina Grande buscando realizar seu sonho de ser Engenheiro de Petróleo na Universidade Federal de Campina Grande.

O estudante logo se destacou nas disciplinas dos cursos de graduação e conseguiu com determinação e perseverança ser aprovado com ótimo rendimento em praticamente todas as disciplinas do curso. Não teve nenhuma reprovação ou trancamento e terminou a graduação com coeficiente de rendimento acadêmico de 8,26.

Joyrles entendeu que a Universidade é um ambiente mais amplo do que apenas o ensino de graduação e começou a procurar se engajar em atividades de pesquisas. Certo dia, o professor Igo Paulino (UAF) recebeu um e-mail do estudante pedindo uma oportunidade de fazer pesquisas no grupo Aerolume, que realiza pesquisas em Física da alta atmosfera. Conversando com colegas professores, uma conclusão parecia óbvia: “ele devia estar desesperado procurando um bolsa de estudos”. No entanto, a sinceridade da mensagem fez com que o professor refletisse e decidisse dar um oportunidade para o estudante.

No primeiro encontro, o docente apresentou para o estudante o plano de atividades e as ferramentas de pesquisa que incluíam programação científica. O estudante não tinha muita habilidade em programação, mas seu empenho impressionava. As primeiras tarefas de programação foram resolvidas com bastante rapidez e sucesso. Não demorou muito para o estudante conseguir programar em “Interactive Data Language”. O próximo desafio seria se familiarizar com a língua inglesa para poder escrever os trabalhos científicos. Mesmo sem ter uma formação sólida, o estudante já conseguiu rascunhar um manuscrito em língua inglesa com os principais resultados do primeiro ano de pesquisas. O artigo final – “Long-term Observation of Nighttime Clouds over São João do Cariri (7.4º S, 36.5º W)” – foi publicado no periódico “Journal of Environmental Science and Engineering A” (DOI: 10.17265/2162-5298/2017.09.001) em 2017.

Diante do desempenho do estudante, no segundo ano de realização de pesquisas, os professores do grupo Aerolume decidiram financiar a sua participação no “15th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF” (CISBGF), que aconteceu no Rio de Janeiro. Mais uma vez, Joyrles surpreendeu pelo empenho. Em se tratando de um congresso internacional, o estudante deveria apresentar o trabalho em inglês. Ele fez uma apresentação preliminar para o orientador e conseguiu fazer uma boa apresentação no idioma com o qual pouco tinha tido contato. O trabalho apresentado foi intitulado “Evidence of the lunar tide in the ionosphere” (DOI: 10.1190/sbgf2017-332).

Um congresso científico não é apenas um espaço para apresentar trabalhos, mas, principalmente, para aprender e conhecer novas tendências e estabelecer cooperações. Joyrles conseguiu fazer isso durante o evento. Ele conversou com a professora Larisa Trichtchenko, da “Canadian Natural Resources Limited”, e conseguiu definir os rumos de suas pesquisas a partir daí. Ainda no final do terceiro ano do projeto, o estudante, agora já com ferramentas computacionais de análise de dados, conseguiu auxiliar o professor Igo Paulino na publicação do artigo “Intrinsic parameters of periodic waves observed in the OI6300 airglow layer over the Brazilian equatorial region” (DOI: 10.5194/angeo-36-265-2018), em 2018, no periódico “Annales Geophysicae”.

O estudante propôs realizar seu trabalho de conclusão de curso em um tema que envolvia Engenharia de Petróleo e Física Espacial e que havia discutido com a Dra. Larisa Trichtchenko durante o CISBGF. Com o aval do orientador (professor Igo), ele começou a desenvolver o trabalho trocando correspondências com a pesquisadora do Canadá e, no dia 1º de agosto de 2018, defendeu seu projeto de conclusão de curso intitulado “EFEITO DE CORRENTE GEOMAGNETICAMENTE INDUZIDA NO GASODUTO BRASIL –BOLIVIA DURANTE A TEMPESTADE MAGNÉTICA DO DIA 17/03/2015”. O trabalho foi aprovado com nota máxima e sob elogios da comissão examinadora.

O orientador incentivou, então, para que refinasse os resultados para publicá-los em uma revista de destaque. Joyrles trabalho duro e conseguiu resolver pontos importantes da proposta a partir de cooperações conduzidas por ele mesmo com os pesquisadores Lívia Alves e Clezio Marcos De Nardin, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O artigo final acaba de ser publicado no renomado “Annales Geophysicae” e teve o título “Evaluation of possible corrosion enhancement due to telluric currents: case study of the Bolivia–Brazil pipeline” (DOI: 10.5194/angeo-38-1-2020).

Sem dúvidas, sua trajetória tende a continuar brilhante. Depois de ter sido selecionado para importantes programas de pós-graduação do Brasil, atualmente ele cursa Mestrado em Engenharia de Petróleo na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP). Docentes da UAF e da UAEPetro se orgulham por ter contribuído para a formação desse jovem e promissor cientista.