EVENTO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sedia nesta quinta-feira (05/06) o evento Diálogos Estratégicos sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Paraíba que acontece em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento acontece no Centro de Eventos Rosa Tânia, campus sede da instituição.
O evento é voltado a gestores públicos, pesquisadores, docentes, estudantes, representantes de empresas, agências de fomento no intuito de debater e contribuir para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no estado da Paraíba.
Ao longo do dia, quatro mesas de debate discutem temas fundamentais para o futuro da CT&I no estado, a saber: a articulação entre políticas públicas estaduais e federais; as oportunidades para o estado em projetos de ciência de grande escala, como o Projeto Bingo; as soluções locais para desafios globais no semiárido nordestino; e, por fim, os caminhos e desafios da pós-graduação como motor para o desenvolvimento científico e tecnológico.
O Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Dr. Marcus Vinicius, menciona a importância deste encontro, tendo em vista a articulação e o fomento de estratégias entre Governos Estadual e Federal, bem como as Instituições de Ensino Superior. “É uma oportunidade de sermos protagonistas em ciência e tecnologia. Particularmente, no CCT, nós estamos motivados a dar uma contribuição e um passo adiante na inserção e fixação dos nossos egressos,” afirmou o diretor.
Além disso, o Consultor Jurisdicional do MCTI, Dr. Leopoldo Muraro, destaca a importância da descentralização da pesquisa científica no Brasil, reforçando o papel das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) fora dos grandes centros. “Um evento desta natureza na UFCG, que é um dos exponenciais que a gente tem no Brasil, demonstra a importância das ICTs e do processo de desconcentração e descentralização das pesquisas em ciência e tecnologia,” afirma o Consultor.
Leopoldo também ressalta os 10 anos da Emenda Constitucional 85, que inseriu a inovação como política de Estado, e elogiou o protagonismo da UFCG e do INSA na valorização de soluções regionais. O evento simboliza o fortalecimento da ciência no interior e no Nordeste, alinhado aos objetivos do Ministério.
Confira a seguir, algumas imagens da abertura do evento Diálogos Estratégicos sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Paraíba.





