Evento marca o lançamento do Portal do Projeto Radiotelescópio BINGO e apresenta atualizações

O projeto do Radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) já vem dando o que falar na Paraíba e em todo o país. Mas na próxima terça-feira (6/7), das 8h30 às 9h15, ele será oficialmente apresentado à imprensa e à sociedade em geral em evento realizado de forma remota. Na oportunidade, será lançado o novo Portal do projeto, assim como palestras divulgarão suas atualizações e onde ele já está sendo utilizado e gerando resultados.

Para acompanhar o evento na íntegra, CLIQUE AQUI.

“O novo Portal une conteúdos que estavam espalhados em vários veículos e meios de comunicação. É importante que todos saibam o que está acontecendo com o projeto, quais etapas estão em desenvolvimento, o que já foi feito. Há muitas notícias sendo publicadas em tv, rádio e internet, e agora nós estamos disponibilizando uma plataforma única que reunirá todas essas informações”, explicou o professor João Rafael, da Unidade Acadêmica de Física (UAF/CCT/UFCG), um dos envolvidos com o projeto.

Após a apresentação da terça-feira, haverá um outro momento do evento. É que na quarta (7/7), profissionais da área realizarão palestras técnicas sobre o projeto, em inglês, voltadas especificamente para cientistas. “A segunda vertente do evento são as atualizações do projeto, como é o caso do laboratório Uirapuru (PPGF/CCT), que entrou em operação na UFCG. Também apresentaremos alguns resultados publicados, artigos científicos que já saíram e outros que estão saindo em breve com progressos que estão acontecendo dentro da perspectiva do Bingo. E a ideia é popularizar o conceito do trabalho, explicar melhor que tipo de ciência ele faz e propagar suas evoluções na sociedade e entre os próprios membros colaboradores”, completou.

A palestra de abertura do segundo dia de evento será comandada pelo professor Bin Wang, da Yangzhou University e Shanghai Jiao Tong University, na China.

O PROJETO

O BINGO é um projeto internacional, liderado pelo Brasil, para a construção de um radiotelescópio no município de Aguiar, no sertão da Paraíba. Esse telescópio tem o objetivo de ser um dos primeiros do mundo a estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso universo. Com esse ambicioso projeto, espera-se desvendar algumas questões em aberto na cosmologia e astrofísica, tendo um importante papel nas novas descobertas.

Com liderança do Brasil e tecnologia predominantemente nacional (USP, INPE e UFCG), esse telescópio representa um importante projeto para a ciência brasileira. O BINGO é uma colaboração internacional com presença da China, pela Universidade de Yangzhou, Reino Unido, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.