Estudantes do CCT, do projeto Parahybaja, disputam competição regional na Bahia

Representantes do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG estão em Salvador, na Bahia, para disputar as 12ª Baja SAE Brasil (Regional Nordeste), que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, no Senai Cimatec. Os alunos da UFCG, em geral dos cursos de Engenharia, são integrantes da Equipe Parahybaja, que desenvolve veículos “off road”, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes, estimulando os estudantes a exporem seus feitos em competições regionais, nacionais e internacionais.

Ao todo, a disputa conta com mais de 300 inscritos, distribuídos em 18 equipes, que representam 16 instituições de ensino.

“Este ano, apesar de mais uma vez sentirmos as limitações financeiras, conseguimos deixar o carro bem preparado para a competição. Além disso, conseguimos a renovação de alguns patrocinadores, e também atrair alguns novos, o que fortalece a equipe. Esperamos subir na classificação geral e brigar de igual para igual com grandes representantes do Nordeste”, contou Elthon Ferreira, um dos integrantes da equipe campinense. Segundo ele, a prova, como sempre, promete um alto nível de competição e rendimentos, já que as disputas contam com algumas das principais equipes nacionais, consideradas entre as Top 10 do país.

PROGRAMAÇÃO

10/11 (sexta) – Credenciamento dos participantes na parte da manhã; e no restante do dia, as equipes se intercalam entre as provas de APRESENTAÇÃO DE PROJETOS e a PROVA DE SEGURANÇA.

11/11 (sábado) – Ocorrem as provas de CUSTOS, as provas de CONFORTO DINÂMICO/FRENAGEM e demais DINÂMICAS (suspension&traction), ACELERAÇÃO E VELOCIDADE, CAPACIDADE TRATIVA. O dia se encerra com a PROVA FINAL DE PROJETOS, para as três equipes melhores classificadas na prova de apresentação de projetos.

12/11 (domingo) – Ocorre a prova do ENDURO, principal disputa do evento, em que todos os carros correm durante três horas, vencendo aquele que completar o maior numero de voltas.

Baja SAE BRASIL

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

As etapas da competição não são complementares, e a equipe vencedora do Baja Nacional ganha o direito de competir na etapa internacional da prova, nos Estados Unidos.