Estudante do CCT tem artigo aprovado para publicação em jornal internacional

O estudante Adriano Silva acordou com uma excelente surpresa nesta quarta-feira (2/9). É que seu projeto de mestrado teve publicação aceita em um grande periódico internacional, o Arabian Journal of Chemistry. Adriano estuda na Universidade Federal de Campina Grande desde 2010, quando entrou para o curso de Graduação em Engenharia de Materiais (UAEma/CCT). Após se formar, realizou mestrado na instituição, e hoje faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEMat), sob orientação da professora Ana Cristina Figueiredo.

A pesquisa de Adriano, recém-aprovada para publicação internacional, gira em torno da produção de biocombustível a partir de óleos residuais, ou seja, óleo de cozinha descartado nas residências.

“A ideia é produzir novos catalizadores cerâmicos e aplicar especialmente na produção de biocombustíveis, que podem vir a substituir as atuais fontes de energia, como a advinda do petróleo. Assim, seria um produto menos poluente e muito mais sustentável, renovável, além de mais barato”, explicou o doutorando. “Ser aprovado em um periódico desse porte, com tamanha relevância para a ciência, mostra a importância do trabalho que vem sendo realizado, e é um reconhecimento que deixa a todos nós do programa muito felizes”, completou.