Estudante baiana será a única representante brasileira de Química na maior competição de educação do mundo

** Matéria publicada no site RAZÕES PARA ACREDITAR

A certeza de que a educação pode transformar vidas é o principal aprendizado da estudante Daniela Carneiro, 22 anos, que embarca no mês de agosto para a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills Kazan 2019. Ela, que é de Conceição do Coité, no interior da Bahia, será a única representante do curso de Química na 45ª edição do evento, que acontece entre os dias 22 e 27 de agosto, na Rússia.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores alunos de mais de 60 países, que disputam medalhas em 56 categorias correspondentes às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria, entre outras. Durante as provas, os alunos precisam demonstrar habilidades técnicas individuais e coletivas na sua área.

Além da paixão pelos estudos em Química, Daniela chegou até aqui com uma boa dose de determinação, coragem, vontade de ir além e a inspiração da mãe, que é professora: em casa, aprendeu que a educação poderia levá-la longe e está sendo assim!

Tinha uma fascinação pela ciência, pois para mim sempre foi algo mágico, onde era possível desvendar os mistérios do universo, através das moléculas. Desde o Ensino Médio, decidi que queria me dedicar a esse assunto”. Pesquisando mais sobre a área e o mercado de trabalho, ela percebeu que precisaria focar os estudos em outras matérias das Ciências Exatas também para se dar bem na Química.

Foi assim que Daniela se matriculou no Kumon, dividindo-se entre o terceiro ano do colégio, com as aulas extras: “escolhi o Kumon, porque é um método individualizado, que desenvolve o autodidatismo e sabia que me ajudaria a alçar grandes vôos”, explica.

No ano seguinte, o resultado não poderia ser diferente. Com aprovações em três universidades públicas (Química, na UFOB, Farmácia na UNEB e Química na UFBA), Daniela escolheu a UFBA, seu maior sonho naquele momento.

Leia também: Da periferia de SP para os EUA: A trajetória do estudante de medicina que virou pesquisador em Harvard

Chegando na universidade, nos primeiros semestres, se deu conta de que tinha uma certa deficiência na parte prática do curso, ao contrário dos colegas que vinham de cursos técnicos e possuíam habilidade com vidrarias e equipamentos específicos da área. Daniela deu um passo “atrás”, para dar dois “à frente”.

Após pesquisar muito, fez inscrição no curso técnico em Química no SENAI de Feira de Santana, para o programa de bolsas e, para sua surpresa, foi selecionada: “conversei com minha mãe sobre a mudança e tranquei a faculdade. Muitas pessoas me chamaram de louca por trocar a graduação em uma universidade federal por um curso técnico mas, eu sabia que o curso iria agregar muito ao meu currículo”.

Em 2017, Daniela iniciou o curso técnico, encarando 3 horas de viagem todos os dias para ir e voltar de Coité a Feira de Santana. Até que em 2018, foi selecionada para ser estagiária e cuidar dos laboratórios da escola, mudando para a cidade definitivamente.

O que ela não esperava é que logo depois, outra notícia mudaria a trajetória de sua vida mais uma vez. Após passar por quatro etapas da seletiva da WordSkills, que envolviam provas teórica e prática, dinâmica de grupo e entrevista individual, foi selecionada por unanimidade dos avaliadores para representar o Brasil e o curso de Química na competição. “Me inscrevi sem expectativas e aconteceu isso”, comemora ela.

No momento, Daniela se prepara para trazer a medalha de ouro para o Brasil, um prêmio que, no futuro, pode abrir muitas portas no mercado de trabalho. Mas independente do resultado, ela já diz que todo o esforço valeu a pena: “tenho vivido o sonho e a responsabilidade de representar o meu país numa competição internacional. A educação mudou a minha vida e me mostrou que com dedicação e estudo eu posso chegar mais alto do que eu posso imaginar”.

Nós, do Razões, já estamos na torcida pela Daniela. [Esta matéria é uma co-criação com o Kumon e o Razões para Acreditar]