ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NA UFCG SÃO APRESENTADAS AO REITOR

A presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professora Anúbes Castro, apresentou ao reitor Antônio Fernandes, na manhã dessa quarta-feira, dia 24, as estratégias de enfrentamento ao assédio e discriminação que balizam as primeiras ações daquele órgão. O encontro aconteceu na Reitoria.

Pautadas pela Resolução Nº 03/2022, que instituiu a política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a todas as formas de discriminação na instituição, as ações estratégicas apresentadas ao reitor serão compartilhadas com outros setores envolvidos na promoção das medidas, a exemplo da Ouvidoria, Procuradoria Federal e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), em agenda a ser cumprida nos próximos dias.

Na próxima semana, a comissão se reunirá para discussões acerca das diretrizes para elaboração do seu regimento, “também realizando escuta de todas as categorias nos campi da UFCG”, observou a presidente.

Ela adiantou ainda que, em outubro, serão iniciadas as ações itinerantes, “oportunidade em que serão catalogados os dados efetivos de denúncias”, disse, destacando a necessidade de instituir um arranjo organizativo em rede com diferentes densidades.

Comissão

Instituída pela Portaria Nº 71, publicada no Boletim de Serviço Nº 48/2022, a Comissão Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Todas as Formas de Discriminação é composta por representações, docente ou técnico, de cada campus, quatro estudantes indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dois terceirizados indicados pela Pró-Reitoria de Gestão Administrativo-Financeira (PRGAF).

Indicada pelo reitor, a professora Anúbes preside a comissão pela vasta experiência como líder do Grupo de Pesquisa Violência e Saúde (GPVS/UFCG) trabalhando as diversas formas de violência no contexto da saúde pública em parceria com grupos institucionais e sociais, ações de Extensão e de Pesquisa.

(Ascom UFCG)