Equipes da UFCG se classificam para a final nacional do Torneio Juvenil de Robótica

Quatro equipes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) subiram ao pódio na última sexta, dia 18, na etapa regional do Torneio Juvenil de Robótica, realizada na Uninassau, em Campina Grande.

A competição, que em âmbito nacional teve mais de 4 mil equipes inscritas , foi realizada em diversos níveis e estados do país. Com os resultados alcançados, as equipes da UFCG se classificaram para a Final Nacional, que será realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro, em São Paulo.

As conquistas aconteceram em 3 categorias diferentes, todas no Nível 4 (para pessoas maiores de 18 anos) com a orientação do professor Antonio Marcus Nogueira Lima.

No desafio do Sumô, a equipe BIGY, composta por Gabriel Miranda, Isac Gomes, Bianca Cavalcante (graduandos) e Yuri Loia (mestrando) conseguiu o primeiro lugar, enquanto a equipe Falcon, com Lyang Medeiros, Sabrina Cardoso, Roberto (granduandos) e Felipe Nascimento (doutorando), conseguiu o segundo lugar. Neste desafio, dois robôs autônomos se confrontam em uma plataforma circular, com o objetivo de remover o adversário da área delimitada. Todos os integrantes das duas equipes são do curso de Engenharia Elétrica.

A equipe Team Follow Black, composta por Jośe Nestor (Ciência da Computação), Henrique Galindo (Ciência da Computação), Danilo Herculano (Engenharia Elétrica) e Davi Juvêncio (doutorando em Engenharia Elétrica) conquistou o segundo lugar no desafio do Resgate no Plano. Neste, o foco é a busca de solução em cenário plano e horizontal, onde se simula a aplicação de robôs na vigilância e na retirada de explosivos.

No desafio do Cabo de Guerra, a equipe RASbots, composta por Felipe Neto  (Engenharia Elétrica), Josué Oliveira (Engenharia Elétrica), Tarcisio Araújo (Engenharia Mecânica) e Arthur de Lima (Engenharia Elétrica) também ficou com o segundo lugar. A tarefa neste desafio é rebocar outro agente não colaborativo de uma plataforma circular limitada lateralmente e evitar ser retirado de sua plataforma de trabalho.

Todas as equipes integram o Capítulo de Robótica e Automação (RAS – Robotics and Automation Society), uma subunidade técnica do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) na UFCG.

As equipes premiadas na Final Nacional de 2019 do Torneio Juvenil de Robótica estarão classificadas para o ITR – International Tournament of Robots 2020, que acontecerá em junho do próximo ano, em Buenos Aires, Argentina.

(Ascom UFCG)