EQUIPE PARAHYBAJA É SEGUNDO LUGAR GERAL EM COMPETIÇÃO BAJA DO NORDESTE

No último fim de semana, a Equipe Parahybaja da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participou da 16ª Competição Baja SAE Nordeste. O evento realizado em Camaçari- BA, no SENAI Cimatec Park – um complexo tecnológico com uma área de 4 milhões de metros quadrados no centro industrial de Camaçari. O espaço conta com com laboratórios avançados, grandes usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco e até uma pista de teste para o setor automotivo.

Reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho, no carro da Equipe Parahybaja em frente à reitoria da instituição.

O evento aconteceu durante os dias 27, 28 e 29/10 como etapa regional do programa Baja SAE BRASIL.

A competição funciona como um desafio lançado aos estudantes para oferecer a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. O estudante se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo OFF ROAD, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O projeto envolve duas etapas independentes da competição. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

O coordenador da equipe da UFCG, professor João Baptista, mencionou a conquista do vice-campeonato do Nordeste como um importantíssimo feito a ser celebrado. “Na verdade, nós somos o campeão moral da competição, por que a equipe campeã recebeu uma bonificiação de pontos pelo fato de ter um veículo 4×4, enquanto nós fomos zero em termo de bonificação,” explicou João Baptista. O professor ainda salientou que a conquista deve-se, em primeiro lugar, à dedicação e ao empenho diário dos alunos integrantes da equipe, incluindo sábados e domingos, além do apoio da atual gestão do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da universidade. “O professor Marcus e a professora Isis não tem medido esforços para nos ajudar a chegar onde chegamos. Com esse apoio, queremos ser campeões nacionais,” afirmou o coordenador da equipe.

“A nossa primeira participação este ano foi um campeonato amistoso, em Recife, onde nós obtivemos o segundo lugar em todas as provas. E agora, na etapa regional, com o nosso veículo, que é 4×2 e estava bem preparado, também conseguimos conquistar o segundo lugar geral da competição,” explicou o responsável técnico da Equipe Parahybaja, Cícero de Lima. Segundo ele, atualmente, o veículo da equipe da UFCG pode ser considerado o melhor veículo 4×2 de toda a região Nordeste. “A equipe campeã conseguiu o primeiro lugar por ter um veículo 4×4 – o que conferiu um bônus de 150 pontos extras e garantiu a primeira colocação. Então, avaliando-se o projeto, hoje nós somos o melhor veículo 4×2 do Nordeste,” completou Cícero.

A Equipe Parahybaja é composta por alunos dos cursos de engenharias (mecânica, elétrica, etc.), design, entre outros. Neste ano, o projeto completou 25 anos de história da UFCG – tendo sua fundação em 1998 na época da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O piloto da equipe, Igor José, explicou que a Equipe Parahybaja se divide em subsistemas de organização. “Existe a parte de Power Train que é a unidade de força e motor; a parte de Suspensão e Direção; a parte de Cálculo Estrutural que é onde se faz análise e desenho do chassi do carro; a área de Freios; a área de Design e Ergonomia, além da parte de Gestão da Equipe,” explicou Igor. “Nós buscamos cada vez mais adquirir experiências e levamos o que aprendemos dentro da universidade para o projeto e o mercado de trabalho,” completou.

Nesta edição da etapa Nordeste, a Equipe Parahybaja da UFCG conquistou oito troféus – a maior quantidade de premiações já conquistada na história da equipe. São estes:

Superprime – 1° lugar
Manobrabilidade – 1° lugar
Velocidade – 1° lugar
Projeto dinâmico – 1° lugar
Enduro – 2° lugar
Aceleração – 2° lugar
Suspensão – 2° lugar
Tração – 3° lugar

Além dessas premiações, a equipe ainda conquistou o segundo lugar geral da competição – marco conquistado anteriormente nos anos de 2012 e 2018. Para Maria Teresa, coordenadora de marketing da equipe, a competição foi “exatamente o que esperávamos, pois trabalhamos muito e sabíamos que teríamos bons resultados! Muito gratificante ver que conseguimos estar no pódio – foi fruto de muito trabalho e dedicação. Agora vamos focar na etapa Nacional e continuar obtendo bons resultados”.

Iam Leite, capitão da equipe Parahybaja também deixou o seu recado: “Com muita garra, dedicação e noites viradas nossa equipe mostra quem é e de onde vem o melhor carro do nordeste. Vamos Parahybaja!”

Para João Baptista, coordenador da equipe, o apoio institucional faz-se extremamente necessário para alcançar a posição de campeão nacional do programa SAE Brasil. “Nós também esperamos o reconhecimento por parte da administração central da instituição. Em 25 anos de história, nunca tivemos um apoio efetivo da administração central da UFCG,” explicou o professor. O coordenador encerrou ao afirmar a importância da unidade e coesão entre o projeto Parahybaja e a universidade. “Todos unidos somos mais fortes! Esperamos do Magnífico Reitor a colaboração para que, em Março de 2024, chegarmos de volta à Campina Grande com o troféu de campeão nacional da competição SAE Baja Brasil,” completou.

Confira a seguir algumas fotos da equipe na 16ª Competição Baja SAE Nordeste.