Equipe da UFCG trabalha na produção de máscaras para profissionais de saúde no combate ao COVID-19

Diante da pandemia do Covid-19, conhecido como coronavírus no Brasil, uma equipe do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, está colocando a mão na massa para otimizar o combate à doença. Liderado pelos professores Rômulo Augusto e Daniel Moura, o grupo, que também conta com os alunos Danilo Marinho, Matheus Yanko, Vinicius Lins e Jordan Barbosa, está desenvolvendo máscaras para profissionais de saúde.

“Nós trabalhamos com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) há dois anos, desenvolvendo-os aliados à Internet das Coisas. Mas agora, no meio desta pandemia, resolvemos focar nesse produto em particular”, contou o professor Rômulo, que coordena o Laboratório de Automação em Sumé. “Fizemos um levantamento, dentro dos nossos recursos, para identificar qual seria o produto mais importante para o combate ao COVID-19 e que pudesse ser produzido mais rapidamente, e esse foi o resultado. No momento temos duas impressoras 3D produzindo as viseiras. Estamos otimizando o material e o projeto para melhorar ainda mais a velocidade e a qualidade do produto”, completou.

O trabalho teve início na última semana e acontece em parceria com os laboratórios de Engenharia do Trabalho (LET) e de Gestão de Operações e Processos (LGOP), ambos sob a coordenação de professor Daniel Moura.

As primeiras unidades estão prestes a ficar prontas, e o início da distribuição terá como foco as cidades de João Pessoa e Campina Grande, localidades com maior registro de casos confirmados do vírus na Paraíba.

Os professores estão solicitando, a quem possa, doação de filamentos de Poliácido Láctico (PLA), insumo necessário para aumentar a escala de produção das viseiras. Para a entrega da doação, eles pedem que entrem em contato pelos telefones (83) 9921.0561 (Rômulo Augusto) e (83) 9912.7417 (Daniel Moura), para que sejam tomadas as medidas de segurança cabíveis.

(Com informações da Assimp CDSA/UFCG)