EQUIPE ARGENTINA VISITA UFCG PARA FORMALIZAÇÃO DE COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

O professor Marcelo Pistonesi e os alunos Federico Belén (Pós-Doutorado em Química) e Julián Gutiérrez (Doutorado em Engenharia) da Universidad Nacional del Sur (UNS), localizada na cidade deBahía Blanca, na Argentina, realizam nos últimos dias uma visita à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A equipe foi recepcionada pelo professor Heleno Bispo da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG. O objetivo da visita é a consolidação de uma parceria entre a UNS e a UFCG visando a troca de experiências e a realização de intercâmbios entre as instituições, além de iniciar atividades de colaboração entre os laboratórios de pesquisa IRIDIUM (UFCG) e GIAQA (UNS) com a participação efetiva dos alunos argentinos. Para conhecer um pouco mais sobre os laboratórios acesse os sites: Grupo interdisciplinario de análisis en química analítica – Inquisur (conicet.gov.ar) e Industrial Process Applied Research – IRIDIUM

O trabalho entre as universidades já acontece por intermédio de colaborações científicas entre os professores Marcelo Pistonesi (UNS) e Heleno Bispo (UFCG), viabilizando, desse modo, que agora buscam a formalização de uma parceria internacional entre as instituições, com possibilidades futuras de intercâmbios para toda a comunidade acadêmica. O fruto destes esforços em conjunto entre Argentina e Brasil foi a recente aprovação do aluno Federico Belén na condução de uma pesquisa de iniciativa multidisciplinar em uma seleção de bolsas para pesquisas fomentada pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET) do governo argentino – a mais prestigiada instituição de fomento em pesquisa científica da Argentina. (Para conhecer um pouco mais sobre o CONICET acesse o site oficial).

A pesquisa contemplada pelo CONICET é intitulada “Desarrollo de sistemas con sensores inteligentes: Implementación de un ambiente virtual para el entrenamiento y evaluación en procesos químicos. Integración de sistemas de captura y análisis de datos para aplicaciones de tecnologías de la Industria 4.0” e tem o objetivo desenvolver sistemas com sensores inteligentes e ambiente virtual para treinamento e avaliação em processos químicos. Além disso, o projeto se concentrará na integração de sistemas de captura e análise de dados para aplicações da Indústria 4.0.

Além disso, a equipe argentina realizará uma apresentação do projeto de colaboração entre as universidades, bem como dos projetos em andamento conduzidos no âmbito da UNS. A apresentação acontece no próximo dia 11 de julho, das 14h às 17h, no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA) com o título “Convênio UFCG e Grupo Interdisciplinar de Química da UNS: oportunidades de cooperação internacional”.

Para mais informações sobre o evento acesse aqui.