Enem, Sisu ou vestibular? Entenda a diferença e saiba quando usar

Como funciona cada tipo de exame e como devem ser utilizados para conquistar uma vaga em uma universidade

Para os estudantes do ensino médio chegou o momento do ano de organizar a agenda e se programar para as provas de fim de ano. Mas nem sempre é fácil saber o que fazer: Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou o tradicional vestibular? O R7 explica como funciona cada um e quando utilizar.

Tanto o Enem como o vestibular avaliam o que o estudante aprendeu ao longo do ensino médio por meio de provas e redação. Os dois tipos de exame abrem as portas para uma vaga em uma universidade, mas não são iguais.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu como uma avaliação da qualidade de ensino, mas atualmente é usado como uma forma de ingresso às universidades. Também é utilizado para participar de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e, também, para obter certificado de conclusão do ensino médio.

As provas são realizadas em dois dias, marcadas para 3 e 10 de novembro. Os alunos são avaliados em quatro áreas do conhecimento em provas objetivas: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além de uma redação.

Ao contrário do vestibular, não existe concorrência entre os cursos, mas quanto maior a nota no Enem, maiores chances de ingressar em uma boa universidade. Faculdades públicas e privadas aceitam as notas do Enem para conquistar uma vaga. As universidades públicas aderiram ao Sisu.

E como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema informatizado no qual as universidades públicas oferecem vagas para os candidatos participantes do Enem. Para participar, os interessados devem fazer o cadastro pela página do programa na internet, sem custo. Podem participar os alunos que fizeram a prova do Enem e não zeraram na redação.

Durante o período de inscrição, as notas de corte são divulgadas e os candidatos podem modificar suas escolhas de acordo com a nota que tiraram no Enem, o que aumenta as chances de aprovação.

Para saber se a universidade escolhida aceita o Enem, precisa entrar em contato diretamente com a instituição, seja ela pública ou privada. A Unicamp (Universidade de Campinas), por exemplo, aceita a nota do Enem e destina vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em uma escola pública e para candidatos autodeclarados negros ou pardos.

A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza 65% das vagas por meio do vestibular e 1.196 vagas destinadas ao Sisu, que serão disputadas por estudantes da rede pública e cotistas.

O vestibular é um processo seletivo para o ingresso nas universidades públicas ou privadas.

Vale prestar o Enem e o vestibular? Provavelmente sim. Mesmo que a instituição escolhida não aceite o Enem integralmente, a nota pode ser um complemento para o vestibular.

(R7)