Em combate ao Covid-19, CERTBIO desenvolve soluções e manutenção de aparelhos no Hospital Universitário

Integrantes do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), do Centro de Ciências e Tecnologia, estiveram, durante esta semana, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC/UFCG) trabalhando no combate à pandemia de Covid-19. Os pesquisadores Kleilton Santos e Alanne da Silva Alves, sob direção do professor Dr. Marcus Vinícius Lia Fook, foram à instituição a convite da enfermeira-chefe Mabel Rodrigues, e lá atuaram no conserto e na manutenção de equipamentos essenciais ao tratamento de pessoas infectadas com o coronavírus.

O primeiro problema enfrentado foi no funcionamento do Aspirador de Rede Venturi, que apresentava obstruções na passagem do ar comprimido, causando alterações na pressão interna do equipamento e, com isso, impedindo a sucção de secreções. O grupo realizou toda a limpeza do sistema e substituição de peças desgastadas, proporcionando segurança e efetividade aos que dele necessitam.

Observou-se também que as máscaras de nebulização apresentavam ausência de peças, o que impossibilitava seu uso. Os equipamentos foram consertados, e após testes, reinseridos no hospital para seu correto funcionamento.