Edital seleciona agente de divulgação para expedição na Austrália

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, na última terça-feira (4), o Edital nº 26/2017, com objetivo de selecionar um Agente de Divulgação do programa IODP/CAPES-Brasil para integrar aExpedição 369 – Australia Cretaceous Climate and Tectonics, a bordo do navio JOIDES Resolution, que acontecerá de 26 de setembro a 26 de novembro de 2017. O selecionado deverá divulgar as atividades científicas do programa IODP e os resultados da expedição para estudantes (dos níveis médio e superior), pesquisadores, professores de ensino médio, docentes da educação superior e profissionais que trabalham com divulgação científica, de forma a estimular o interesse pela ciência nos oceanos.

Os candidatos que cumprirem os requisitos descritos no Edital deverão realizar a inscrição no período de 10 a 31 de julho, por meio eletrônico, no Sistema de Inscrição da CAPES. A candidatura a ser submetida, deverá, obrigatoriamente, conter, como anexos, os documentos exigidos no Edital. Após todas as etapas de seleção, o resultado está previsto para ser divulgado no fim de agosto.

Benefícios

Uma vez selecionado, o Agente de Divulgação do Programa IODP/CAPES-Brasil será contemplado com passagem aérea de ida e volta, no trecho Brasil-Austrália-Brasil, para período da expedição; auxílio seguro saúde; e recurso de custeio no valor de R$10 mil para as atividades previstas no período pós-expedição da “Proposta de Atividades Educacionais e de Divulgação” aprovada. A alimentação e a hospedagem durante o período da expedição serão providenciadas pela equipe de operação do navio JOIDES Resolution.

O candidato selecionado não poderá permanecer no exterior após o término da Expedição 369, devendo retornar ao Brasil na data para a qual foi adquirida a passagem. Caso o candidato selecionado seja servidor público federal, estadual ou municipal, ele deverá providenciar junto à instituição com a qual mantém vínculo empregatício, em até dez dias corridos após convocação da CAPES, publicação, em Diário Oficial, autorização de afastamento do país, contendo o período da viagem e constando “ônus para a CAPES”.

O Programa

International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, que visa investigar a história e a estrutura da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas em águas profundas dos oceanos. Para isto, usa o atual e mais evoluído estado da arte da tecnologia em perfuração oceânica, o navio de pesquisa JOIDES Resolution, como instrumento essencial para novas descobertas, permitindo a disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os 25 (vinte e cinco) países membros do Programa.

IODP/CAPES-Brasil é executado pela CAPES em parceria com a National Science Foundation (NSF). O Programa enquadra-se nas diretrizes da CAPES de indução de áreas estratégicas da política brasileira de ciência, tecnologia e inovação.

(Capes)