‘É como ganhar na loteria cósmica’: o serralheiro argentino que fez fotos inéditas do início de uma supernova

Foto: V. B. y G. Folatelli

Finalmente a ciência conta com fotografias que mostram o princípio daquilo que, segundo a Nasa (a agência espacial americana), é a maior explosão que pode o ocorrer no espaço: uma supernova (explosão de uma estrela no fim de seu ciclo de vida.

E tudo graças a Víctor Buso, um serralheiro da cidade de Rosário, na Argentina

É difícil ver supernovas a partir de nossa galáxia, a Via Láctea, porque a poeira interestelar obstrui sua luz. Além disso, elas só “queimam” durante um curto período de tempo.

Por isso, o achado de Buso foi como “ganhar na loteria cósmica”, segundo disse em um comunicado o astrônomo Alex Filippenko, da Universidade da Califórnia, que segue os rastros dessa supernova em questão.

O serralheiro, de 58 anos, está precisando agora encontrar tempo em sua agenda para atender a jornalistas.

Tudo por causa daquele dia 20 de setembro de 2016, quando completava oito dias observando uma galáxia e suspeitando que “algo de diferente” poderia estar dentro dela, já que não conseguia ver seu interior com clareza.

Ele tinha acabado de receber pelo correio uma câmera nova para o seu Observatório Busoniano – como ele chama o cômodo em formato circular no terceiro andar de sua casa, onde passa noites estudando as estrelas com um telescópio do tipo newtoniano, de 40 centímetros.

Na manhã seguinte, o serralheiro separou um tempo para instalar o software do dispositivo e, ao amanhecer, decidiu testá-lo com o telescópio.

(Fonte: UOL)