Duas equipes da UFCG irão representar a Paraíba em competição de aerodesign

Duas equipes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irão representar a Paraíba na 19ª Competição SAE Brasil AeroDesign, que será realizada de 26 a 29 de outubro, em São José dos Campos, SP.

A competição, que avalia o desempenho de aeronaves radiocontroladas, projetadas e construídas exclusivamente para a ocasião, é realizada anualmente desde 1999. Tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes.

Este ano, participarão da competição 94 equipes de 76 instituições de ensino de todo o Brasil, além do México e da Venezuela, totalizando 1,3 mil concorrentes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos.

A UFCG será a única instituição da Paraíba a participar da competição. Contará com duas equipes do projeto ParahyAsas, que é desenvolvido pela Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica desde 2003, com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um projeto de desenvolvimento de uma aeronave em escala reduzida.

Além de Engenharia Mecânica, também integram a equipe alunos dos cursos de Design, Administração, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

As equipes que obtiverem as melhores as pontuações irão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2018, nos EUA. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

A competição de voo acontecerá no Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

(Ascom UFCG)