DOUTORADO EM MATEMÁTICA DA UFCG É INAUGURADO NESTA SEGUNDA-FEIRA

Nesta segunda-feira (04/09) aconteceu a inauguração do Doutorado em Matemática do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento que ocorreu na Unidade Acadêmica de Matemática contou com a presença de mais de cinquenta convidados, entre eles, alunos, servidores e professores, com destaque para o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), professor Antônio Rangel, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Marcus Vinicius, além do reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes Filho, bem como professores ocupantes de cargos da administração da instituição.

O reitor da universidade, professor Antônio Fernandes Filho destacou a importância da conquista não apenas para o programa da universidade, mas para todo a região Nordeste, pelo fato de ser o primeiro curso de Doutorado em Matemática em uma universidade federal no interior do Nordeste. “É uma manhã festiva e de celebração por uma conquista grande, uma vez que a gente coloca à disposição da sociedade um programa com a qualidade e o selo da UFCG,” afirmou o reitor.

O diretor do CCT, professor Marcus Vinicius, enfatizou o reconhecimento à história que o curso de matemática tem para a instituição. “Um marco muito relevante: é o primeiro doutorado numa cidade do interior do Norte e Nordeste do país. Tudo isso aumenta, não só a responsabilidade administrativa que nós temos, mas também o reconhecimento do que a matemática representa para o CCT”, completou o diretor.

Já o professor Antônio Rangel, presidente da FAPESQ, complementou evidenciando a importância da constante evolução e capacitação com programas de pós-graduação para o fomento da nova geração de pesquisadores e professores. “Sem dúvida alguma, a pesquisa em matemática com essa junção entre matemática e física, traz algo muito importante para a nossa região. Isso prova que há inteligência e competência instalada neste lugar”, explicou o professor Antônio Rangel.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve sua proposta de criação de um curso de Doutorado acadêmico em Matemática aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no segundo conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) realizado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). O resultado saiu no último dia 10 de julho.

O curso de Doutorado deve iniciar suas atividades em 2024, com linhas de pesquisa em Análise, Álgebra, Geometria Diferencial e Matemática Aplicada.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFCG, professor Claudianor de Oliveira Alves, celebrou a conquista para a universidade pelo fato de ser historicamente uma área que sofreu com a carência da formação recursos humanos na região. Para o professor, a expectativa para o futuro do programa é permanecer atuando com o mesmo primor e qualidade, tanto na pesquisa, quanto no ensino em matemática para a futura geração de profissionais. “Um diferencial que vamos ter é o fato de que a gente introduz na Paraíba a área de concentração em Física-Matemática que tem por objetivo tratar com o profissional com formação em física de forma que ele possa avançar na física teórica e melhorar cada vez mais as suas pesquisas,” completou o professor.

Confira as fotos do evento de inauguração do curso a seguir.