Cursos online gratuitos são oferecidos por universidades brasileiras

Muitas vezes ter um curso significava unir tempo, dinheiro e oportunidade. No entanto, nos dias atuais, o avanço tecnológico e a praticidade da internet propiciam uma série de cursos online gratuitos, muitos deles oferecidos por conceituadas instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Esses cursos vão complementar ou, até mesmo, inspirar uma atividade profissional para turbinar sua carreira ou mesmo abrir novos horizontes profissionais.

As facilidades do ambiente virtual de aprendizagem estão, principalmente, ligadas à versatilidade dos cursos, que descartam a necessidade de deslocamento – podem ser ajustados ao seu tempo livre.

Conheça cursos online gratuitos

Unesp

História da Arte

História da Música

USP

Além de oferecer a possibilidade de assistir conteúdo de aulas da instituição, ainda é possível acompanhar cursos como:

Criação de Startups (via Coursera)

ITA

O renomado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) também oferece, através da plataforma Coursera, uma série de cursos específicos. Entre eles, estão:

Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software

Conheça os demais cursos

FGV

Na Fundação Getúlio Vargas (FGV) também oferece conteúdos e materiais didáticos, sem custo, pela internet. Essa proposta acontece pela instituição ser vinculada ao Open Education Consortium (OEC).

Há uma série de cursos disponíveis no FGV Online. Entre eles, estão:

Como organizar o orçamento familiar

Como fazer investimentos

Cursos online gratuitos, assim como a modalidade de EAD, exigem do aluno um posicionamento de mais maturidade e disciplina quanto a absorção dos conteúdos.

A sugestão é reservar um tempo fixo em sua agenda para esses cursos. Saiba que naquele horário, sua atenção será toda do curso.

É fundamental manter um caderno com anotações e ficar atento a novos cursos da mesma natureza.

(Universia Brasil)