COVID-19: Segundo pesquisa, PB e JP atingem o maior número de casos e óbitos desde o início da pandemia

De acordo com o Relatório de Pesquisa divulgado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT/UFCG), nesta segunda-feira (15/3), os números da Covid-19 na Paraíba ainda estão alarmantes. O trabalho analisou que o Estado e sua capital João Pessoa atingiram o maior número de casos e óbitos em uma semana desde o início da pandemia. Campina Grande também preocupa, uma vez que a cidade apresentou, nos últimos dias, um aumento de 33% do número de novos óbitos.

“O crescimento dos óbitos na cidade de João Pessoa preocupa. A curva está muito inclinada, refletindo a rápida subida na taxa de crescimento dos falecimentos. Antes que os sistemas de leitos de UTI na Paraíba e em João Pessoa saturem, as autoridades de saúde devem considerar urgentemente a imposição de lockdown nos locais mais críticos. Semana passada, o Estado bateu o recorde de óbitos em 24 horas, 50 perdas”, comentou o professor. “A se manterem essas tendências, logo o Estado e algumas cidades alcançarão outros recordes de 2020. Os dados sobre a ocupação dos leitos de UTI estão críticos. Na Paraíba, a taxa de ocupação é de 89%, enquanto que na grande João Pessoa a taxa é de 96%. No sertão a taxa está em 91%. Em Campina Grande a taxa está em 80%”, finalizou.

Segundo a pesquisa, até o próximo sábado (20/3), a Paraíba atingirá os 246.988 casos totais, registrando 5.122 óbitos. Campina Grande deverá chegar aos CG 66.677 casos, com 1.693 mortes.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: