COVID-19: Segundo pesquisa, novos casos e óbitos têm quedas nas curvas de João Pessoa e Campina Grande

Em Relatório de Pesquisa semanal divulgado nesta segunda-feira (5/7), o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT), apresentou uma notícia positiva: as curvas gráficas de novos casos e de óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19 tiveram quedas expressivas em Campina Grande, João Pessoa e no Estado da Paraíba como um todo.

“É fato que as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria estão diminuindo, hoje em 52% e 41% respectivamente, bem como os óbitos. Entretanto, considerando os novos decretos que flexibilizam bastante o funcionamento de várias atividades, é um temor relaxar o rigor das medidas neste momento, tendo em vista o número ainda alarmante de casos e a baixa cobertura vacinal: apenas 13,11% da população completamente vacinada” comentou o professor. “O alerta, então, busca evitar o efeito “decreto sanfona”, que frequentemente altera a flexibilidade das atividades econômicas, causando transtornos à população paraibana e colocando em risco a vida dos paraibanos”, completou.

Segundo o trabalho, estima-se que, até o próximo sábado (10/7), o Estado contabilizará 409.880 casos, registrando 8.807 mortes. Já Campina Grande deve alcançar os 39.118, com 1.043 óbitos.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: