COVID-19: Segundo pesquisa, há tendência de queda no número de casos e óbitos na Paraíba

Em novo relatório de pesquisa divulgado nesta segunda-feira (10/8), o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT), constatou que o estudo dos dados revela uma tendência de queda para a Paraíba quanto aos números da pandemia de Covid-19. Segundo o trabalho, apesar de estar previsto um aumento para esta semana, há uma expectativa de queda tanto no número de novos casos como no de óbitos decorrentes da doença no Estado dentro dos próximos dias.

“Em linhas gerais, a semana passada mostrou quedas nos casos e óbitos, com atenção para a cidade de Campina Grande, que elevou bastante a taxa de crescimento dos falecimentos. No entanto, pela curva logarítmica dos óbitos, se confirmadas as projeções de 14 dias, a cidade poderá alcançar a estabilidade sustentada”, explicou o professor. “As incertezas e a dinâmica do vírus podem afetar a assertividade das projeções, já que fatores adjacentes e inter-relacionados, afastariam dessas estimativas, o verdadeiro valor das previsões”, completou.

As projeções de casos totais até o próximo dia 15 de agosto, segundo o relatório, são: Brasil (3,35 milhões), Paraíba (96.148), Campina Grande (11.881).

Já quanto aos óbitos, estima-se, para o mesmo período: Brasil (106.707), Paraíba (2.131), Campina Grande (256).

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: