COVID-19: Represamento de dados faz número de casos crescer, mas trajetória de queda deverá ser mantida.

O relatório da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT) divulgado nesta segunda-feira (20/09) indicou alta nas taxas de crescimento referentes aos casos acumulados e novos casos registrados. A única exceção diz respeito ao número de óbitos na cidade de João Pessoa que registrou apenas dois óbitos por covid-19 na última semana.

Contudo, segundo o relatório os resultados “devem ser avaliados com cautela, uma vez que houve o represamento de dados em todas as curvas […] Assim, os números carregam um viés ou um padrão atípico que não vinha sendo verificado.” Ou seja, segundo a pesquisa, houve um acúmulo atípico de casos leves e graves registrados durante a semana, em função da metodologia de coleta de dados, dos quais mais de 99% dos casos eram considerados leves.

Ainda segundo o relatório, as elevações “por enquanto, não são suficientes para inverter a tendência de queda que já vem sendo observadas há várias semanas. As taxas de ocupação de leitos permanecem estáveis. É bem provável que as taxas de crescimento na semana que vem voltem ao padrão natural de queda”.

Nas projeções para a próxima semana, estima-se o total de 446.301 mil casos totais e 9.295 óbitos em toda a Paraíba até o dia 25 de Setembro. Para Campina Grande a projeção é de 46.080 mil casos e 1.130 óbitos.

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: