COVID-19: Queda nos óbitos está diretamente associada à cobertura vacinal, aponta análise estatística da UFCG.

Nesta segunda-feira (22/11) foi divulgado o 84º boletim da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT) que registrou uma tendência de queda dos novos óbitos com o aumento das doses aplicadas, ou seja, quanto maior a aplicação, menor o número de novos óbitos. “No início da vacinação, com a baixa oferta/aplicação, o número de óbitos era bem elevado. Com a ampliação da cobertura vacinal, os óbitos foram reduzindo,” explica a pesquisa.

Ainda segundo o relatório, estima-se que até o final do ano seja possível alcançar mais de 70% dos paraibanos completamente vacinados. “Em 8 de fevereiro, esse percentual chegará em 89,41%. Esse número, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, seria um ponto de corte interessante para relaxar o uso da máscara. Porém, é importante ressaltar, que as projeções consideram os dados mais recentes da carga de doses aplicadas. Esses percentuais só serão atingidos, mantidas as entregas e aplicações nos níveis atuais,” completa.

Nas projeções para os próximos dias, estima-se o total 460.062 mil casos totais e 9.515 óbitos em toda a Paraíba até o dia 27 de Novembro. Para Campina Grande a projeção é de 47.681 mil casos e 1.167 óbitos.

Para acessar o Relatório na íntegra, confira o link abaixo: