COVID-19: Professor da UFCG afirma que João Pessoa estabilizou números; em CG, curva de óbitos ainda cresce

Em mais um boletim semanal divulgado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT), a análise dos números da pandemia de Covid-19 no Brasil, São Paulo, Paraíba e Campina Grande apontou, mais uma vez, expectativa positiva para as próximas semanas. Isso porque, apesar de ainda serem crescentes os números da pandemia, segundo o autor do trabalho, pode-se entender que a capital paraibana alcançou a chamada “zona de platô”, ou seja, estabilização da curva de contágio.

“É uma notícia positiva, mas precisamos fazer uma ressalva: no último dia de análise houve um pico desproporcional e atípico nos números. É difícil prever a causa, que infelizmente pode estar relacionada ao atual processo de reabertura no Estado”, explicou o professor. “Sendo assim, a boa notícia requer muita atenção aos próximos dias para ser efetivamente confirmada“, completou.

Segundo a pesquisa, prevê-se que o Estado ultrapassará os 61.136 casos confirmados de Covid-19 até o próximo sábado (11/7), com aproximadamente 1.309 mortes. Já Campina Grande chegará aos 8 mil casos confirmados e 156 óbitos no mesmo período, segundo as análises.

O trabalho estima ainda que o Brasil terá 1,85 milhões casos confirmados até o final de semana, contabilizando 71.320 óbitos.

Para realizar as previsões, o professor Josenildo utiliza dados do Ministério da Saúde, governos de PB e SP e Secretaria de Saúde de João Pessoa. Também são obtidas informações do site da conceituada Universidade Johns Hopkins (EUA). O trabalho ainda conta com a participação do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: