COVID-19: PB pode estar perto da estabilização no número de óbitos. Mas resultado ainda depende de prevenção

Segundo o 11º relatório de pesquisa do professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT), divulgado na noite desta segunda-feira (29/6), é possível se pensar no atingimento da zona de platô com relação ao número óbitos pela Covid-19 na Paraíba até o final do mês de julho. Isso significaria a estabilização do número de mortes. Por outro lado, de acordo com o docente, o resultado ainda é um alerta: as medidas de proteção precisam continuar.

“Pelos resultados que projetamos, Paraíba e São Paulo devem iniciar a aproximação, e talvez permanência, à zona de platô até o final de julho quanto aos óbitos. O otimismo se dá, inclusive, pela aquisição de novos respiradores por parte do governo paraibano. Mas é uma previsão que depende também de outros fatores, pois a flexibilização inadequada e planos desordenados de reabertura da economia podem prejudicar essa expectativa e alterar a tendência analisada”, explicou o professor. “Por isso, é essencial que a população siga cumprindo as orientação de distanciamento social e as medidas de proteção contra o vírus”, completou.

O trabalho do professor Josenildo, no entanto, ainda prevê uma modificação crescente nos números até o próximo sábado (4/7). Neste final de semana, o Brasil deve registrar cerca de 1,56 milhão de casos confirmados e 64 mil mortes. Já a Paraíba, de acordo com os dados da pesquisa, chegará aos 53 mil casos da Covid-19, registrando aproximadamente mil óbitos.

Para realizar as previsões, o professor Josenildo utiliza dados do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também são obtidas informações do site da conceituada Universidade Johns Hopkins (EUA). O trabalho ainda conta com a participação do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: