COVID-19: Paraíba e Campina Grande registram quedas de 30% e 50%, respectivamente, no número de novos óbitos
O número de novos óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19 segue trajetória de queda na Paraíba e em Campina Grande. É o que aponta o Relatório de Pesquisa divulgado nesta segunda-feira (19/7) pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT).
“Deve-se ter cautela, uma vez que não se sabe o nível de circulação da nova variante, a Delta, e ainda há baixa cobertura vacinal com a segunda dose, 15,4 %. Os números seguem elevados se comparados com os níveis mais baixos após o primeiro pico, apontados em outubro e novembro de 2020. Contudo, a vacinação, com a primeira/segunda dose provavelmente tem afetado as reduções dos novos casos e óbitos no Estado”, explicou o professor. “Em janeiro, início da vacinação, o percentual de óbitos entre pessoas com 70 ou mais anos era de 56,2%. No dia 17 de julho, esse percentual caiu para 46,5%. Estima-se que cerca de 863 vidas foram salvas”, completou.
Segundo o trabalho, estima-se que, até o próximo sábado (24/7), o Estado contabilizará 419.077 casos, registrando 8.948 mortes. Já Campina Grande deve alcançar os 40.230, com 1.050 óbitos.
O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).
Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: