COVID-19: Paraíba e Campina Grande apresentam maior número de novos casos na semana desde julho de 2020

Paraíba e Campina Grande apresentaram maior número de novos casos de Covid-19 em uma semana desde julho de 2020. É o que mostra o relatório de pesquisa divulgado nesta terça-feira (23/2) pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT/UFCG).

Segundo os dados investigados no trabalho, pode-se perceber que os números de novos casos semanais em Campina Grande vêm seguindo uma linha crescente desde novembro no ano passado.

“É uma constante e preocupante trajetória de aumento no número de casos, desde o final de novembro. Alguns fatores certamente estão contribuindo diretamente para isso, a começar pela falta de consciência de muitas pessoas quanto à gravidade da doença e à necessidade de proteção e isolamento. Está havendo um relaxamento que não condiz com nossa realidade”, comentou o professor. “As comemorações de carnaval, por exemplo, certamente estão sendo refletidas nesses últimos dias, dado o período em que se registraram as aglomerações, sem falar da possível disseminação da nova Cepa do vírus”, completou.

Segundo o relatório, é divulgado ainda que também está crescente o número de óbitos decorrentes da Covid-19. João Pessoa, Campina Grande e o próprio Estado da Paraíba como um todo apresentaram alta nos registros.

Segundo o trabalho, a previsão é que a Paraíba chegue, até o próximo sábado (27/2), aos 218.858 casos da doença, registrando 4.457 mortes. Campina Grande deve alcançar os 19.958 casos totais, com 577 óbitos.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: