COVID-19: ÓBITOS CONTINUAM CAINDO NA PARAÍBA, MAS CASOS APRESENTAM CRESCIMENTO

Nesta terça-feira (15/03) foi divulgado o 89º boletim da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT). Nesta semana, as taxas de crescimento de casos em todas as unidades analisadas apresentaram elevações, embora os casos viessem caindo consistentemente. O boletim informa que esta oscilação é natural ao se observar o comportamento das curvas desde o registro do primeiro caso. Contudo, deve-se acompanhar com cautela estas elevações, uma vez que diversas cidades liberaram o uso obrigatório de máscaras mesmo a população não tendo atingido 85% de cobertura vacinal no estado.

Ainda segundo a pesquisa, outra hipótese válida para “explicar o aumento no número de casos é a questão do represamento de dados, uma vez que na semana anterior, entre 27 de fevereiro e 5 de março, houve dois dias sem nenhum registro de casos. Esses dados podem ter sido lançados na semana passada.” “A boa notícia é que os óbitos continuam caindo no Estado e nas principais cidades. Dos sete dias da semana passada, João Pessoa e Campina Grande registraram, respectivamente, 3 e 4 dias sem óbitos. As taxas de crescimento dos novos óbitos apontaram novas reduções na Paraíba, João Pessoa e em Campina Grande”, completa o informativo.

Para os próximos dias, estima-se o total 594.703 mil casos totais e 10.179 óbitos em toda a Paraíba até 19 de Março. Para Campina Grande a projeção é de 60.182 mil casos e 1.223 óbitos.

Para acessar o Relatório na íntegra, confira o link abaixo: