COVID-19: Em uma semana, CG mais que dobrou o número de novos óbitos decorrentes da pandemia

Em uma semana, o número de novos óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19 em Campina Grande mais que dobrou. É o que revela o Relatório de Pesquisa divulgado nesta segunda-feira (25/1) pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT/UFCG).

“Desde o início de setembro a cidade não registrava mais de 24 óbitos em uma semana. Na última, saímos de 11 para exatamente 24, um aumento de aproximadamente 118%”, explicou o professor. “A hipótese que levantamos é uma relação dos óbitos com as festas de final de ano. É natural que as consequências, em óbitos, apareçam cerca de 21 após os eventos, e é exatamente esse o ciclo que estamos vivendo no momento”, finalizou.

Segundo a pesquisa, estima-se que até o próximo sábado (30/1) a Paraíba chegue aos 188.268 casos da doença e 4.051 mortes. Campina Grande deve alcançar os 17.338 casos, registrando 518 óbitos no mesmo período.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: