COVID-19: Curvas de novos casos e óbitos na PB confirmam trajetórias de queda; em Campina, mortes aumentam

O professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT/UFCG), divulgou nesta terça-feira (27/4) mais um Relatório de Pesquisa sobre trabalho que analisa os dados da Covid-19 no Brasil – e mais especificamente na Paraíba como um todo e nas cidades de Campina Grande e João Pessoa – para estimar o desenvolvimento da doença e otimizar seu combate. Nesta semana, a pesquisa indica que as curvas de novos casos e de novos óbitos na Paraíba, conforme esperado pelas análises, vêm confirmando tendência de queda. Em Campina Grande, por sua vez, o número de mortes está em alta.

“As taxas semanais de novos casos e casos acumulados caíram em todas as unidades de análise. As taxas semanais de novos óbitos e óbitos acumulados foram reduzidas no Brasil, na Paraíba e João Pessoa. Espera-se que essa tendência se consolide. Contudo, depende dos esforços da população e do poder público na manutenção das medidas preventivas”, explicou o professor.

A pesquisa estima que, até o próximo sábado (1º/5), a Paraíba chegue aos 293.846 casos da doença, registrando 6.805 óbitos. Campina Grande deve atingir a marca dos 26.961 casos, com 778 mortes.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: