COVID-19: Crescimento expressivo em número de novos casos na Paraíba preocupa pesquisador

Nesta segunda-feira (31/5), o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT/UFCG), divulgou o Boletim Nº 59 do trabalho que analisa os números da Covid-19 no Brasil, mas também especificamente no Estado da Paraíba e nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. As conclusões mais recentes, no entanto, são preocupantes: o número de novos casos tem crescido de forma assustadora, segundo o pesquisador.

“Foi um aumento avassalador. Para se ter um ideia, em duas semanas a Paraíba saltou de 7.015 para 13.123 novos casos registrados, um crescimento superior a 87%. João Pessoa registrou número ainda maior, com 158% a mais de novos casos. Em Campina Grande, os números aumentaram em 52%”, explicou o professor. “Isso me deixa muito preocupado. Não é o momento de pensar em relaxar ou retomar atividades de forma presencial. Pelo contrário, é preciso muito cuidado e respeito às medidas de proteção e segurança”, completou.

Até o próximo sábado (5/6), segundo o trabalho, estima-se que a Paraíba atinja os 340.684 casos totais, registrando 7.837 óbitos. Campina Grande deve chegar aos 29.900 casos no mesmo período, com 908 mortes.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: