COVID-19: AS CURVAS DE PB, JP E CG APRESENTAM ALTAS DE 159%, 116% E 240% RESPECTIVAMENTE NO CRESCIMENTO DE NOVOS CASOS

Nesta segunda-feira (30/05) foi divulgado o 101º boletim da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT). Nesta semana, as taxas de crescimento de novos casos e casos acumulados apresentaram grandes elevações em todas as unidades analisadas. Para o estado da Paraíba, a taxa de crescimento de casos, considerando as duas últimas semanas, teve alta de 159,15%. Já para os municípios de João Pessoa e Campina Grande, as taxas de novos casos apresentaram altas de 116% e 240% respectivamente. Contudo, a taxa de letalidade do vírus no estado permanece em 1,7%. Após três semanas sem falecimento, Campina Grande registrou um falecimento por COVID-19 na semana passada.

Ainda segundo o informativo, “as taxas de crescimento dos novos óbitos apresentaram altas no Brasil e na Paraíba […] Na curva de óbitos acumulados, houve elevações em todas as unidades analisadas”. Para o professor Josenildo Brito, coordenador da pesquisa, a elevação das taxas de novos casos em todas as unidades pode ser oriunda de diversos fatores como o represamento de dados pelo Ministério da Saúde; estagnação do processo de vacinação; retirada das máscaras e afrouxamento das medidas preventivas pela população e, até mesmo a própria sazonalidade do vírus.

Para os próximos dias, estima-se o total de 606.151 mil casos totais e 10.222 óbitos em toda a Paraíba até 04 de junho. Para Campina Grande a projeção é de 60.270 mil casos e 1.226 óbitos.

Para acessar o Relatório na íntegra, confira o link abaixo: