COVID-19: Após sete semanas de queda, número de óbitos volta a crescer na Paraíba

Após sete semanas consecutivas de queda no número de novos óbitos decorrentes da Covid-19, a Paraíba voltou a registrar crescimento nas mortes ocasionadas pela pandemia. É o que revela o Relatório de Pesquisa semanal divulgado nesta segunda-feira (9/8) pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT).

De acordo com a investigação, por outro lado, o número de novos casos registrados continua em curva decrescente.

“As taxas de crescimento acumuladas e de novos casos apresentaram reduções em todas as unidades de análise. Já as taxas de crescimento acumuladas e de novos óbitos apresentaram elevações na Paraíba e em João Pessoa. Na capital paraibana, os novos óbitos mais que dobraram em uma semana. Pode ter ocorrido acumulação nas notificações, não é certo afirmar. Campina Grande manteve a quantidade de 9 óbitos, o que representa estabilidade.

Segundo o trabalho, estima-se que, até o próximo sábado (14/8), o Estado contabilizará 427.799 casos, registrando 9.112 mortes. Já Campina Grande deve alcançar os 41.959, com 1.080 óbitos.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: