COVID-19: Ainda em escalada, Campina Grande registra aumento de 50% no número de novos óbitos

Por mais uma semana, os números da Covid-19 seguem em escalada na Paraíba. É o que revela o Relatório de Pesquisa divulgado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT/UFCG), nesta segunda-feira (22/3). Segundo o trabalho, o Estado alcançou o segundo mês histórico com mais óbitos decorrentes da pandemia. E Campina Grande, desde a última semana, registrou um aumento de 50% nos falecimentos relacionados ao coronavírus.

“O crescimento dos óbitos na Paraíba é crítico, dadas as inclinações agudas nas curvas e suas respectivas taxas de crescimento. Até o final do mês a Paraíba baterá o recorde de óbitos de toda a série histórica. Na semana passada, o Estado bateu mais um recorde, de 59 óbitos em 24h”, explicou o professor. “Têm-se três crises gravíssimas que demandam ações emergenciais em torno dos aspectos sanitário, social e econômico. Apela-se à população manter as medidas protetivas e de prevenção, não aglomerar, não espalhar desinformação e cumprir as medidas restritivas. Os dados sobre a ocupação dos leitos de UTI estão críticos”, finalizou.

Até o próximo sábado (27/3), a pesquisa projeta que a Paraíba haverá registrado 254.093 casos da Covid-19, contabilizando 5.542 óbitos. Estima-se que Campina Grande, no mesmo período, atinja os 23.142 casos totais, com 654 mortes.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: